12/08/2013 11:15

Quantidade de visualizações: 1419

Da redação com Roberto Weber

O Instituto Presbiteriano de Educação Simonton foi fundado em 27 de dezembro de 1988 pela Igreja Presbiteriana de Tangará da Serra e autorizado pelo conselho Estadual de Educação do Mato Grosso para ministrar a Educação Infantil e Ensino Fundamental. As aulas tiveram início em fevereiro de 1989 com 15 alunos matriculados na Educação infantil nas dependências da Igreja Presbiteriana no centro de Tangará. Hoje a escola está estabelecida num imponente prédio de dois pisos, situado na Avenida Tancredo Neves, no Jardim do Lago. Uma série de atividades será desenvolvida ao longo deste mês de agosto para comemorar o aniversário da instituição de ensino, entre estas a 20ª edição da Olimpes.


A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira (12/08), com o desfile das delegações e alunos pelo centro de Tangará da Serra e a solenidade realizada nas dependências da própria escola. Cerca de 400 alunos estão envolvidos na competição que reúne dez escolas. Neste evento, estarão participando alunos nascidos a partir de janeiro de 1997. As modalidades em disputa são: vôlei, basquete, handebol e futsal. As partidas serão disputadas sempre no período vespertino e o encerramento é previsto para o dia 29 de agosto.


A olimpíada está sob a coordenação do professor de educação física, Henrique de Souza Mendonça. Em entrevista a Rádio Pioneira ele ressaltou a importância do esporte para a formação dos alunos. “A escola pretende, com a realização deste evento, incentivar os seus alunos e por extensão os alunos de outras escolas também, a inicialização de uma prática esportiva. Essa é uma ferramenta educacional que não pode ser desprezada”. Ele fez um convite para que a comunidade externa se dirija até o IPES, para conhecer as instalações da escola e prestigiar os atletas assistindo os jogos.


Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura, destacamos o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira e o Secretário de Esportes, José Bernardino da Silva. “O IPES é uma instituição muito séria e que serve como referência para Tangará da Serra. O esporte deve ser valorizado, além de estar ligado às questões da saúde, [o esporte] é uma forma de formação de lideranças”, pontuou o prefeito. José Bernardino da Silva observou que a o espírito de equipe que é implantado nas aulas de educação física e de competitividade sadia que é incentivado em competições como essa devem ser estendidos para toda a comunidade.