12/11/2013 09:49

Quantidade de visualizações: 2520

Da Redação - Roberto Weber

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra definiu para a próxima quinta-feira, 14, o sorteio das 496 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, localizadas no Residencial Barcelona. O sorteio será realizado a partir das 8h no ginásio da Vila Olímpica. É necessária a presença de um integrante do grupo familiar, para garantir a moradia, caso seja sorteado.


Em coletiva com a imprensa realizada nesta segunda-feira, o Prefeito Fábio Junqueira, adiantou que a divulgação do edital de sorteio foi para a hierarquização de candidatos inscritos no programa, que concorrerão a 496 casas, no entanto será composto de vários procedimentos: o primeiro deles, conforme o prefeito é apenas a confirmação da indicação de proponentes provenientes de assentos precários, ou removidos, a fim de eliminar uma situação de risco ou de intervenção pública. “É a situação de uma área composta por 20 famílias que ocuparam uma quadra do Município, no Jardim Monte Líbano, que inclusive atrasou a obtenção de uma escola naquele local”, afirma Junqueira.


Desta forma 20 unidades serão destinadas para resolver esse problema. Em seguida será feito o sorteio de 15 casas adaptadas, em que 18 cadeirantes inscritos concorrerão a moradia. “Se tivesse 15 candidatos, não precisaria do sorteio, mas como tem 18 inscritos, faremos o sorteio e os demais permanecerão como reserva”, diz.


Na sequencia o sorteio será para lista de prioridades do grupo formado por famílias com maior número de filhos menores de 18 anos de idade e com pessoas portadoras de doença crônica. Dessa lista, conforme Junqueira, praticamente todos estão incluídos na primeira hierarquização, devido ao número ser inferior à quantidade de casas para essa faixa.


Logo após haverá o sorteio de 35 unidades para portadores de deficiência. Nesse caso também como houve mais inscritos do que o número de casas disponíveis, o restante aguardará para um segundo sorteio. Da mesma forma será feito ainda o sorteio das 25 casas destinadas aos idosos, que teve no total 70 aptos a concorrer.


E por fim, informou o prefeito, o sorteio que englobará os proponentes que não preenchem os critérios prioritários. “Juntamos então, com os remanescentes e faremos o sorteio final”, frisa. São 653 candidatos cadastrados para o sorteio. Contudo, o prefeito salienta que pode acontecer de até quinta-feira haver a inclusão de mais candidatos, tendo em vista, que existem recursos encaminhados à Caixa Econômica e que estão sendo avaliados. “Se eles forem julgados até quarta-feira [17] entram para o sorteio. São 39 encaminhados à Caixa”, frisa.


Na ocasião Junqueira deixou claro que esse sorteio não garante a casa, apenas hierarquiza. Após o processo de sorteio, a Prefeitura terá três dias [segunda, terça e quarta] para preencher o dossiê e encaminhá-lo à Caixa Econômica. “Quem não comparecer na Prefeitura, no setor da Assistência Social para preencher o documento de informações, o processo não será encaminhado a Caixa”, diz o prefeito ressaltando que isso pode implicar na perda da moradia.


Após recebimento do dossiê, explica Junqueira, a Caixa terá poucos dias para fazer novamente o cruzamento de informações finais, para então realizar o sorteio de endereços, no dia 9 de dezembro. “A Caixa retornará com os 496 selecionados que receberão as casas”, ressalta.


ENTREGA CHAVES – A entrega das chaves das casas está previamente agendada para o dia 19 de dezembro. Mas ainda não há confirmação oficial. Na oportunidade, haverá cerimônia com a presença de autoridades estaduais.