06/02/2016 09:49

Quantidade de visualizações: 6300

Roberto Weber com Heverton Luiz

Secretário Municipal de Planejamento - Hélio Clementino. Foto: Heverton Luiz / Rádio Pioneira


Nesta sexta-feira (5) a Secretaria Municipal de Planejamento divulgou a imprensa tangaraense o ‘novo’ mapa da cidade. Abordando o processo de revisão e aprovação do plano diretor, o responsável pela pasta Hélio Clementino informou que já é possível consultar os bairros da cidade.

“No passado nós iniciamos processo de revisão do plano diretor, a legislação diz que isto deve ocorrer a cada cinco anos e entre todas as questões abordadas nesta revisão, há o abairramento”, disse Clemetino.

O Secretário lembrou que todo o processo seguiu uma metodologia sugerida pelo próprio Governo Federal através do Ministério das Cidades. E após 27 audiências públicas e estudos obteve a aprovação na Câmara Municipal de Vereadores de Tangará.

Leia mais aqui: Novo Plano Diretor vai orientar desenvolvimento de Tangará da Serra a partir de 2016

“O abairramento é um processo de organização espacial do território municipal, nada mais que isso. Algumas pessoas estão achando que os loteamentos deixaram de existir, não é isso, eles foram agrupados e organizados em bairros”, explicou.

A escolha da nomenclatura dos bairros e seus espaçamentos, conforme Clementino se deu a partir de uma série de critérios padronizados: “O município é dividido em quatro setores, então o primeiro critério foi que nenhum bairro transpôs o seu setor, com exceção evidentemente do Centro. Depois para a nomenclatura, por exemplo, foram priorizados os nomes de pessoas, bairros mais antigos, enfim, critérios técnicos que seguem a metodologia citada anteriormente”, pontuou.

A adoção da nova nomenclatura, para os órgãos públicos, através de decreto publicado pelo Prefeito será em até seis meses. Para os demais será de um ano.

CEP

Um dos reflexos do processo, segundo Hélio, será a mudança no Código de Endereçamento Postal. O Secretário explicou que a mudança ocorre pelos padrões dos Correios e que o processo ainda está em desenvolvimento.

“Nós temos um código que é 78 que se refere ao Mato Grosso, 300 que é Tangará da Serra e 000. Este 000 define um número de logradouro, como a nossa organização espacial não era bem definida, com o abairramento, os Correios conseguem disciplinar os logradouros. Ele pode, por exemplo, definir que o 1 é o Centro e partir dali fazer uma subdivisão”, comentou.

A medida deverá contribuir com o alcance das entregas que ainda não ocorre em algumas localidades da cidade.

E agora?

Hélio explicou que para o cidadão é importante conhecer seu bairro e entender o novo mapeamento da cidade.

Paralelo ao abairramento, com o plano diretor houve também a delimitação da zona de expansão, que não permitirá a adição, por enquanto, a adição de novos bairros.

“Com a zona de expansão urbana, nós buscamos delimitar o crescimento da cidade na questão espacial. Ocorre que hoje é possível construir, com os vazios urbanos que existe, outra Tangará da Serra, ou seja, acreditamos que é possível duplicar a quantidade, por exemplo, de habitantes sem que eles tenham que morar mais longe.“, disse ao explicar que novos empreendimentos como loteamentos e condomínios, por exemplo, estarão automaticamente localizados nos bairros criados.

A delimitação da zona de expansão teria como fundamento o aproveitamento da infraestrutura pública existente: “É melhor para o morador, ter seu local, onde já há essas estrutura de escola, posto de saúde, água, esgoto, iluminação, entre outros”, destacou.

Os novos mapas podem ser acessados diretamente no site da Prefeitura Municipal, através do endereço http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/Bairros/

Veja a lista:

01 – Centro

02 – Jardim Goiás

03 – Jardim Shangri-lá

04 – Jardim dos Ipês

05 – Jardim Alto da Boa Vista

06 – Jardim Aeroporto

07 – Jardim Nazaré

08 – Jardim Parque Universitário

09 – Jardim Rio Preto

10 – Jardim Cidade Alta

11 – Jardim Parque Figueira

12 – Jardim Esmeralda

13 – Jardim Monte Líbano

14 – Jardim Acácia

15 - Jardim Parque Tangará

16 – Jardim Santa Lúcia

17 – Jardim Morada do Sol

18 – Jardim Parque da Serra

19 – Jardim Buritis

20 – Jardim Dona Júlia

21 – Parque das Mansões

22 – Jardim Tarumã

23 – Jardim Tanaka

24 – Jardim Horizonte

25 – Jardim São Paulo

26 – Jardim Mituo

27 – Jardim Europa

28 – Jardim Floriza