12/09/2016 14:14

Quantidade de visualizações: 569

Aline Schwaab com Gilvan Melo

Major Vanilson, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar

O balanço foi feito pelo comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Major Vanilson, em entrevista à Pioneira.

De acordo com o Major, a Polícia Militar conseguiu colocar em prática o planejamento inicial para a 25ª Exposerra e 36ª Festa do Peão, de forma que não houve registro de ocorrências graves.

“Fazemos uma avaliação bastante positiva durante esse período do evento. No evento, dentro do Parque, tivemos alguns episódios que chamaram um pouco mais a atenção, mas nada fora da normalidade. Um deles foi o registro de uma mãe que estava com o filho; ela acabou ingerindo muita bebida alcoólica, começou a agredir o próprio filho e precisou ser conduzida. Tivemos ainda alguns jovens que foram conduzidos porque estavam fazendo uso de entorpecente. E também o registro de duas brigas durante a madrugada, onde um pessoal sob efeito de bebida alcoólica acabou entrando em vias de fato, mas o policiamento fez a condução. Em resumo, foi isso”, disse.

Segundo o Major, comparando com o balanço do evento no ano passado, este ano houve uma diminuição considerável no registro de ocorrências. “Nós tivemos um registro de ocorrências bem menor do que no ano passado. A nossa preocupação na arena era o furto de pequenos objetos, carteiras, celulares, que ano passado houve muito e esse ano foi bem menor”.

Já na cidade, de acordo com o Major, apesar de todo o policiamento empenhado nesta semana, houve alguns registros de furtos e roubos. “De certa forma, já prevíamos e estávamos preparados, no entanto, não conseguimos ter êxito 100% em todos os casos. Houve registros de roubo à residência, inclusive com uso de violência. Dois deles, nós conseguimos recuperar objetos e carros, mas não conseguimos evitar que acontecesse. É um desafio para nós, não só em virtude do evento, mas continuar, nesta semana que se inicia, a evitar esses roubos. Esperamos continuar com os índices diminuindo. Esperamos que nesse segundo semestre a gente consiga encerrar com um índice bem menor do que no ano passado”, salientou.

Major Vanilson destacou ainda que o sucesso do policiamento na Exposerra teve total apoio do Sindicato Rural que disponibilizou câmeras de monitoramento eletrônico pelo Parque de Exposições e contratação de um número maior de seguranças.

“A maior contribuição foi da comissão organizadora que se preocupou com a segurança. A organização disponibilizou meios para que a polícia pudesse fazer um trabalho à altura do evento. Foram instaladas câmeras no espaço interno do parque justamente para auxiliar na fiscalização da segurança. Tivemos um aumento na contratação de seguranças e, o que com certeza contribuiu de forma significativa foi ter definido um horário para fechar o Parque”, disse.

Mais de 150 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições na Exposerra 2016. Major Vanilson aproveitou para agradecer a organização do evento e a população que compareceu à festa e se divertiu, contribuindo sempre com o trabalho da polícia.

“Esse é um evento exponencial que é referência no estado de Mato Grosso, com tradição bastante forte e que as pessoas aguardam o ano todo para vir se divertir. Esse sucesso todo nós compartilhamos com a comissão organizadora e com a própria população que foi solícita em tudo aquilo que foi planejado, não criou dificuldades em estar contribuindo com o trabalho da segurança e isso é muito bom. Em nome da nossa instituição, agradeço toda a confiança que foi depositada e peço que as pessoas, precisando da polícia, entrem em contato; se houver reclamações ou sugestões, nos procure, porque o nosso objetivo é sempre melhorar o nosso trabalho que é para a comunidade”, concluiu.