10/04/2018 15:01

Quantidade de visualizações: 426

Paulo César Desidério com Asis Wébio

Alunos da Escola Plena Ramon Sanches Marques partem na noite de hoje (10) rumo a Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro para participar do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado na cidade fluminense.

De acordo com a professora Silvana Copceski, a viagem será uma grande experiência e aprendizagem para todos. Dentre os trabalhos, um dos principais é o do aluno Mishel Laurenti Muletta, que fará um lançamento de foguete, enviado diretamente dos Estados Unidos, com uso da robótica. A diretora Leniuza Roberto de Souza também acompanhará a delegação.

“É um encontro que eu participo já há três anos, nesse ano em especial, na Escola Plena Ramon Sanches Marques. Nós estamos levando o aluno Mishel para apresentar sobre robótica. Então, nós estamos usando a robótica como a simulação de levar um foguete até o lançamento. Esses foguetes foram enviados pela Marry Robert dos Estados Unidos, então são foguetes altamente potentes. Fizemos o teste para lançamento e foi tudo perfeito, deu tudo certo e o Mishel está com o trabalho pronto para apresentar nesse congresso”, explica a professora.

Outros projetos também serão apresentados por alunos tangaraenses no encontro, trabalhos estes que vem gerando bons resultados no âmbito escolar. O de caça asteroides é um sucesso entre os estudantes. Os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Tangará da Serra levarão ao Rio o projeto Festa das Estrelas. Há também o projeto Missão-X, desenvolvido desde 2016, no qual a própria professora explanará a respeito.

“São projetos feitos em Tangará da Serra que estão dando muito certo e é a oportunidade que o Marcelo está nos dando desse encontro internacional, de estar participando e apresentando e quem sabe conseguir alguma coisa, uma motivação a mais para o aluno Michel, para toda a equipe da escola, todos os alunos e quem se interessar pelos projetos”, pontuou a professora, ao agradecer a organização do evento pelo convite.

Na agenda da viagem, está previsto que os alunos visitem o Museu da Astronomia, no Rio de Janeiro.

“Nós vamos conhecer o maior museu de astronomia e retornamos na segunda-feira já com os trabalhos todos apresentados, motivados, a felicidade aqui está plena em todos os alunos e a nossa torcida é para que dê tudo certo”, finalizou Silvana.

Tangaraenses da Escola Ramon Sanches Marques e Unemat participarão de Encontro de Astronomia no Rio de Janeiro